Criado por Gustavo Faldon, João Gouvêa, José Paulo Cardim, Moacyr Junior e Ricardo Chapola

terça-feira, 1 de junho de 2010

Lakers x Celtics: A maior rivalidade da NBA

Nesta quinta-feira começam as finais da NBA. E nada melhor do que o duelo decisivo ser entre Los Angeles Lakers e Boston Celtics, a maior rivalidade da Liga, para tornar o confronto um pouco mais emocionante.

Para você ficar um pouco mais por dentro da rivalidade, daremos algumas curiosidades abaixo:

- Celtics e Lakers já se enfrentaram 11 vezes nas finais da NBA (59, 62, 63, 65, 66, 68, 69, 84, 85, 87 e 08) com nove vitórias para o time de Boston.

- Em playoffs, os Celtics venceram 40 jogos no duelo, enquanto os californianos triunfaram apenas 27 vezes na história.

- Entre 1958 até 1969 o time de Boston, liderado por Bill Russell, venceu dez títulos da NBA, sete desses em cima da franquia dos Lakers.

- Os Lakers chegaram 30 vezes na final da NBA, tendo sido campeão na metade delas. Já os Celtics chegaram a 20 decisões e levantaram a taça 17 vezes.

- Na década de 80, a rivalidade ganhou novos personagens e ressurgiu após quase 15 anos. Larry Bird comandava os Celtics, campeões em 84. Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar lideravam os Lakers, vitoriosos em 85 e 87.

- Após Bird e Magic entrarem em declínio na década de 90 e se aposentarem, a Liga passou a ser dominada pelo Chicago Bulls, de Michael Jordan. Os dois times foram se enfrentar de novo somente na temporada 2007-2008. Mais uma vez, liderados por Paul Pierce, os Celtics levaram a melhor sobre os rivais por 4 jogos a 2.

Confira muito mais sobre as finais da NBA, que terão jogos sempre às terças, quintas e domingos, aqui no NBA Mack Blog.

Por Gustavo Faldon

Nenhum comentário:

Postar um comentário